Intercâmbio: Como é morar em casa de família? #1

quinta-feira, 9 de junho de 2016
Faz um tempinho que escrevi contando minha experiência de intercâmbio morando em residência estudantil (pode ser visto aqui). Tive um feedback ótimo, muita gente interessada, por isso decidi fazer um outro post, dessa vez falando sobre morar em casa de família (host family).

Como nunca tive essa experiência, pedi, então, ajuda a uma amiga, a Andiara, para construir esse post (que virou uma microssérie haha). Ela morou em casa de família em Vancouver, no Canadá, e me apresentou a Évelin, ex-intercambista, que morou em Brighton, na Inglaterra. As duas vão contar suas histórias e quem sabe te auxiliar num futuro intercâmbio. Esse primeiro post ficará a cargo da Évelin, o próximo, da Andi.  :)


Por que host family?


Já tinha ouvido de um colega que era bem interessante, pois é possível praticar o idioma e conhecer mais a cultura local. Como esses eram os meus objetivos, não tive muitas dúvidas na hora da escolha. Além disso, nas pesquisas, o custo para ficar em uma casa de família era mais em conta.

Antes do embarque


Ao fechar o pacote, respondi a um questionário perguntando se eu tinha alergias, preferência em relação a animais e crianças na casa entre outras coisas. Não tive contato com a família, mas recebi com antecedência o nome, endereço e um resumo sobre os gostos deles.

Antes do embarque senti um pouco de medo em relação as regras. Uma das minhas preocupações era a quantidade de banhos por dia. A própria agência também alertou sobre a questão da higiene da casa, que poderia ser diferente do que eu estou acostumada.


Primeiro contato e a rotina


Recebi uma chave da casa, um mapa da cidade e me explicaram as linhas de ônibus que eu poderia pegar para ir à escola e ao centro. No primeiro dia de aula, me levaram de carro até a escola para ensinar o caminho, super gentis. Perguntei sobre o banho e horários para transitar pela casa e eles me deixaram bem à vontade. Só pediram para avisar caso eu não fosse jantar em casa. Como eu saía de manhã e eles trabalhavam, nos encontrávamos somente à noite. Eles conversavam bastante, perguntavam sobre o meu dia.

Acho que um ponto que pode ser negativo para alguns é a distância das casas em relação ao centro. Eu levava um pouco mais de 20 minutos para chegar à escola, mas era bacana porque ia conhecendo a cidade. Em função disso, eu saía preparada para voltar só no fim do dia, pois demorava para me deslocar.

Algo que não agradou muito foi o fato de eles me servirem nas refeições (o pacote incluía café da manhã e jantar). O café era self-service, mas no jantar eles serviam o meu prato e colocavam muita comida. No início tive vergonha de falar, só na última semana me permiti não comer tudo e jogar os restos fora (depois de conversar com colegas e saber que eles faziam isso). Outro aspecto que incomodou um pouco foi a lavagem das roupas, pois eram lavadas na máquina (uma vez por semana) e eles colocavam pra secar. Fiquei encabulada por outras pessoas mexerem em minha roupa íntima, então lavava no banho e deixava secando no quarto. Teve uma vez que fui até uma lavanderia para lavar as roupas de acordo com a minha necessidade e foi tranquilo.



Vale a pena?


Fora isso, não tive nenhum problema sério ou queixa. Eu adorei a experiência e sei que tive muita sorte com a host family. A casa era extremamente limpa (ao contrário do que eu já tinha lido), o quarto era individual (definido no pacote), eu não tinha nenhuma tarefa doméstica, a vizinhança muito charmosa, a comida era muito boa na maioria das vezes e a família muito querida. As coisas que me incomodaram foram muito pequenas em relação ao todo. Com certeza recomendo, pois é uma forma de mergulhar na cultura local.


Mari aqui! Espero ter ajudado de alguma forma vocês. É sempre bom conhecer histórias de intercambistas. Muito obrigada a Évelin por ter compartilhado a história dela com gente! <3

Beijos, Mari! :)
Facebook | InstagramTwitter |Spotify | Bloglovin | Pinterest

2 comentários

  1. Lembro que quando eu estava pesquisando sobre intercâmbio eu li bastante sobre ficar em host family. Confesso, dá medo, mas acredito que são raríssimas as vezes que dá errado e, quando dá, é só porque a convivência e estilo de vida é diferente e não deu pra relevar.

    Adorei o depoimento dela e que casinha lindinha ♥

    Beijo :**
    www.keepcamy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, tive um amigo que não se deu muito bem com a family dele, só pelo fato da comunicação mesmo. Não sabia falar inglês, nem fazia tanta questão de aprender.
      Bjoo!

      Excluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.