Antes de tudo jornalismo

sexta-feira, 14 de agosto de 2015
Terminar a faculdade sem precisar passar pelo TCC é o sonho de todo mundo, acredito eu. Mas lá no fundo, a gente sabe o quanto ele pode nos agregar. Em agosto, faz três anos que me formei em Jornalismo e posso dizer que aproveitei ao máximo o período do tão temido TCC.

Tive a "sorte" de saber o que queria pesquisar desde muito cedo. Mas nem sempre é assim. Às vezes, a pessoa passa mais tempo decidindo o tema do que propriamente pesquisando sobre. Para quem ainda não sabe o que fazer e está nos acréscimos do segundo tempo, a dica é faça algo que você gosta de maneira simples. Não tenta inventar coisas ainda mais complexas.



Sabe aquela frase “uma câmera na mão, uma ideia na cabeça”? Então, meu TCC foi um documentário sobre o jornalismo esportivo na TV cearense, e registrá-lo foi basicamente: Nós (fiz em dupla), uma câmera e uma lapela. Sem cinegrafistas, sem iluminação, quase sem noção de enquadramento, mas com muita vontade de fazer o melhor. Acho que a essência de um documentário é exatamente essa, retratar algo da forma mais crua.

Nosso objetivo era mostrar a rotina produtiva dos programas esportivos locais, abordando os conflitos éticos, o relacionamento com fontes e a linha tênue entre jornalismo esportivo e entretenimento. Intimamente, queríamos mostrar que jornalismo esportivo é, antes de tudo, jornalismo. E que isso vale também para área de cultura, moda, política, whatever.

Se tiver 20 minutinhos livre aí, dá o play.



Assistindo ao documentário depois de três anos, penso que poderíamos ter feito melhor. Acho que é assim com qualquer coisa que a gente faça, não é?! Mas se tem uma coisa que não muda nunca é o orgulho de ter feito esse trabalho. <3

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.