Intercâmbio: Como é morar em uma residência estudantil?

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016
Já faz um tempinho que fiz meu intercâmbio para Vancouver, no Canadá. Na época, cheguei a fazer dois posts (podem ser vistos aqui e aqui) contando um pouco sobre a experiência, mas nada focado em um assunto, como o tipo de acomodação que optei.

Residência estudantil (student house) e casa de família (hostfamily) são as opções de acomodação mais comuns oferecidas pelas agências de intercâmbio, em geral. Minha decisão pela residência estudantil, na verdade, foi tomada em conjunto com uma amiga, que viajou comigo. Esse tipo de acomodação permite uma maior liberdade de horários e uma certa independência, por isso a escolhemos.



Nossa casa ficava, aproximadamente, a 25 minutos de ônibus da escola. Morava gente da Alemanha, Suíça, Coreia do Sul, Japão, e, lógico, Brasil. Os quartos eram duplos ou individuais, dependendo do pacote de cada intercambista. Cozinha, sala, banheiros eram áreas de uso comum.

Fora alimentação e manter a casa limpa e organizada, não precisávamos nos preocupar com nada, a casa era toda mobiliada, tinha wi-fi, e material de limpeza não era preciso comprar. Cada um tinha seu próprio armário na cozinha e fazia sua própria comida. Sem mistério.
Regras da casa | Calendário de limpeza da semana

De fato, você é bem livre morando numa residência estudantil. Não é necessário dizer para onde vai nem a que horas volta. Você monta sua rotina. Porém, toda student house tem suas regras, óbvias para manter a harmonia de qualquer casa. Sujou algo, então lave. Vai fazer festinha, comunica antes. Quando tiver estudantes estrangeiros por perto, fale somente em inglês (respeito pelos colegas, né?!). E, mesmo com um quadro na parede com todas as regras escritas, ainda existia uns pequenos desvios, nada demais. Não tive do que reclamar, a não ser do aquecedor do quarto que falhava direto.

Caso alguém saísse da linha ou algo estivesse incomodando, ou não funcionando, tínhamos o nosso caretaker (pessoa responsável pela casa e que dava suporte para os intercambistas) para recorrer.



O legal de morar numa student house é ter contato com pessoas de todos os lugares do mundo, ver gente chegando e indo embora toda semana (ok, às vezes, essa parte pode ser triste), cada pessoa com um propósito de vida, com uma história para contar. A parte ruim é não ter tanto contato com locais. Mas essa era uma desvantagem que sabíamos desde o início.


Já foi intercambista? Conta nos comentários como foi sua experiência. Adoro conhecer novas histórias. <3
Beijos, Mari! :)
Facebook | InstagramTwitter |Spotify

12 comentários

  1. que post incrível! estou planejando fazer um intercâmbio ~em Londres~ daqui um tempo e ainda estou em dúvida sobre qual acomodação escolher :b adorei seu post e vou lembrar dele quando tiver que escolher (:
    beijos :*
    http://memorialices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que legal, repúblicas =D isso é muito bacana e não sabia que tinha

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, tudo bom?

    Pois então estava pensando nesses quesitos para o intercâmbio que irei fazer nesse ano.
    E achei até agora o Airbnb como melhor opção. Parece que eles são mais preparados para atender estrangeiros e intercambistas. Acho que as casas de estudante, pelo menos as que me ofereceram, me deixariam longe do centro de Madri. O que não acho muito vantajoso.

    http://tecidodoce.com/

    ResponderExcluir
  4. @Wendyel, É, tem que olhar todos os prós e contras mesmo. É uma decisão importante!

    ResponderExcluir
  5. Adoro lugares que te dão independência. Qdo fiz intercâmbio também optei por morar com amigos ao invés de morar em casa de família. E esse negócio da diversidade cultural é muito legal também, elimina o risco de passar a viagem toda falando português xD

    ResponderExcluir
  6. @Luana Souza, Intercâmbio em Londres. Que sonho! *--*

    ResponderExcluir
  7. @Leticia, É verdade, Letícia. Mas um dia queria ter a experiência em morar numa casa de família tbm. :)

    ResponderExcluir
  8. MEU DEUS! você fez exatamente o post que eu precisava! To marcando intercâmbio pra Vancouver e estou optando entre student house mesmo, no começo queria homestay pra conhecer uma família local e etc, mas dps pensei que ficar em um local com pessoas de outros países e possivelmente com a faixa de idade próxima a minha seria mais interessante! Posso tirar umas dúvidas? Hahahaha As acomodações são unissex (quarto), qnd vc foi: as pessoas eram gente boa, foi tranquilo fazer amizade? Hahahahaha Obrigada, adorei o post ;*
    Luiza, ecletismo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Feliz em saber que o post foi útil pra vc. :) então, ou vc fica só no quarto ou divide com alguém do mesmo sexo que vc. Agora em casa (no geral) é misturado. Hehehe. Sim, foi muito tranquilo, as pessoas eram bem legais, fácil de fzr amizade. Até tava com medinho antes de ir, mas foi de boas tanto com brasileiros qto com os estrangeiros. Ai meu core, vc vai pra Vancouver. <3 amo tanto aquele lugar.

    ResponderExcluir
  10. Obrigadaaaa, eu to bem animada, to reunindo maior número de informações que eu puder! Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mariana!
    Tudo bem?
    Descobri o seu blog por causa do grupo da Liga. Adorei o seu post.
    Também sou jornalista :)
    Mas eu sou mais velhinha que você e já tenho 25 anos rsrsrsrs
    Em setembro farei intercâmbio e vou ficar 30 dias em NY. Mas vou ficar em casa de família. Adorei saber mais da sua experiência :)


    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
  12. @Hidaiana Rosa, Oiie! Na verdade tenho 27 - "20 e alguns anos". hehehe
    Que legal, Hidaiana. Sabe que tava querendo fazer um intercâmbio em NY?! Acho que é uma vibe totalmente diferente de Vancouver por ser uma cidade gigantesca, que não para nunca. Vou ficar te acompanhando.
    Ah, fiquei feliz de vc ter vindo me visitar.
    Bjoss!

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.